Sempre quando faço a apresentação do nosso escritório à futuros clientes interessados em implementar um Programa de Compliance, procuro enfatizar quais são as vantagens de aderir a este sistema, pois nem todos conseguem perceber o seu valor agregado.

Acontece que muitos empresários, principalmente quando se trata de Pequenas e Médias Empresas, ainda enxergam o Compliance apenas como uma “alegoria” que consumirá os recursos da empresa sem nenhuma contrapartida.

Há outros, que buscam o “fake compliance” sendo este inócuo ao seu propósito, mas que empresa uma “aparência” de empresa ética e transparente aos olhos do mercado, mas que na verdade é tão eficaz quanto um motor sem lubrificação.

Muitas vezes estes empresários não percebem que implementar um Programa de Compliance “barato” ou “fake” custará mais caro à empresa, pois além de não servir ao propósito de protege-la, ainda sim custará algum dinheiro, pois haverá gastos com a implementação.

Para valer o investimento, o Compliance deve ser compreendido como um investimento não só para blindar a empresa contra os riscos inerentes à corrupção, mas para gerar valor para a empresa, como um diferencial perante o mercado.

E quais são os principais benefícios que o Compliance pode oferecer? Vejamos:

1 – Reforça os valores éticos e a cultura anticorrupção da organização:

A principal missão do profissional de Compliance é garantir a disseminação dos valores éticos da organização.

Como qualquer Sistema de Qualidade, o Programa de Compliance depende do engajamento e do compromisso das pessoas em assumir uma postura ética no âmbito dos negócios em todas as frentes e em todas as posições da empresa.

2 – Reduzir perdas financeiras com diminuição de litígios administrativos e judiciais:

Um dos pilares do Programa de Compliance é a Gestão de Riscos. No momento em que for revisados todos os processos da sua empresa, e ficar constatada as exposições aos riscos inerentes ao próprio negócio, naturalmente , tomadas as ações corretivas e preventivas, haverá uma queda na incidência de litígios de qualquer natureza.

Tomo como exemplo o contencioso trabalhista, sempre presente nas organizações, que pode e deve ser prevenido. A reavaliação de cada processo operacional acarretará empiricamente a uma redução de exposição ao risco, o que pressionará a queda de litígios.

3 – Proporcionada segurança na realização dos negócios;

Quanto mais cedo uma organização aderir ao compliance, menos risco irá correr na realização dos negócios.

Estar atento a legislação e as normativas que regulam o mercado onde a sua empresa opera é fundamental para garantir a segurança dos negócios, evitando perdas de toda ordem.

4 – Reduz riscos de danos reputacionais;

Quanto vale a sua marca? Se houver uma exposição negativa na mídia, a sua organização sobrevive? Quanto custará para o seu negócio se um dos seus colaboradores ou sócios se envolverem em escândalos de corrupção? 

Essas são as perguntas que devem ser respondidas no momento de avaliar se o compliance será tratado como apenas um custo ou realmente será um investimento para evitar perdas e preservar a continuidade dos negócios.

5 – Dá boa visibilidade à empresa para novos negócios;

É crescente o número de pessoas e empresas que estão buscando se relacionar com organizações eticamente sustentável.

Muitas empresas nos procuram para implementar o Programa de Compliance, por exigência de um dos seus clientes (normalmente uma empresa maior de âmbito nacional ou multinacional).

Há também uma geração de pessoas que preferem consumirr produtos e serviços de empresas que estejam alinhados com a ética e transparência.

O Compliance, quando bem implementado, gera valor à sua empresa e por sua vez proporciona um ambiente mais seguro para os negócios, com pessoas comprometidas com a ética e a transparência, reduzindo drasticamente o risco de danos e perdas de qualquer natureza.

Então, depois do que você leu acima, qual a sua percepção e expectativa com o Compliance?