Muito se fala que a investigação corporativa interna é uma tendência no âmbito empresarial para coibição de atos de corrupção, suborno e lavagem de dinheiro entre outras fraudes e desvios de conduta.
A investigação NÃO É BEM UMA FERRAMENTA DE PREVENÇÃO, pois é um procedimento iniciado normalmente após uma denúncia ou suspeita de ato ilícito que tem por objetivo apurá-lo, corrigi-lo e após o seu encerramento, se houver constatação de crime ou irregularidade administrativa, informar as autoridades competentes.
No entanto ela pode evitar o cometimento de fraudes e outros crimes quando for realizada de modo célere e cirúrgico a partir de uma suspeita denunciada pelos canais de denúncia da empresa.
Por isso, o sucesso da investigação está diretamente ligado a eficiência do Canal de Denúncias (faremos um artigo tratando deste tema).
A investigação precisa seguir algumas etapas obrigatórias que devem ser um processo dentro do Programa de Compliance, são elas:
1 – Denúncia (Utilizando os Canais de Denúncia disponibilizados pela empresa;
2 – Análise preliminar da denúncia para aferir minimamente a sua procedência;
3- Qualificação e confirmação da Denúncia após analisar os dados preliminares;
4 – Elaboração do Plano de Investigação;
5 – Aprovação para investigação (definido em procedimento escrito)
6- Execução dos procedimentos definidos no plano (caso a caso)
7 – Encerramento da denúncia com o feedback ao denunciante e quando for o caso com a divulgação do resultado as partes interessadas (colaboradores, clientes, acionistas)
8 – Emissão do relatório
9 – Registro do caso como procedente ou improcedente;
10 – Adoção das medidas remediativa e preventivas.
Essas etapas, apesar de obrigatórias são aqui propositalmente descritas de forma genérica, já que o aprofundamento do funcionamento da investigação pede um artigo específico.
O meu objetivo aqui é trazer a informação de que a investigação corporativa é uma tendência e deixou de ser um procedimento aplicável apenas a grandes empresas nacionais e multinacionais, devendo ser adaptada para qualquer tamanho de empreendimento.
E como a investigação pode te ajudar?
Quando uma investigação interna é bem planejada e executada ela vai evitar futuras fraudes e desvios de conduta que potencialmente culminará em perdas para sua empresa, seja diretamente de ordem financeira ou indiretamente pelos danos reputacionais, que são sempre difíceis de serem mensurados.
Além disso a investigação deve seguir rigorosamente os procedimentos pré-definidos para evitar injustiças, exposição indevida da pessoa investigada e da própria empresa, evitando assim punições por eventuais responsabilidades civil e criminal.
Há de se investigar mas não de qualquer jeito. Você deve ter uma pessoa ou equipe interna ou uma consultoria externa que aja de forma independente e analítica com o foco necessário na elucidação da denúncia, garantindo ao investigado a ampla defesa.
O resultado da investigação poderá identificar a prática de crimes que deverão ser imediatamente comunicadas as autoridades competentes, sejam elas as polícias civil ou federal dependendo da competência, ou Ministério Público, também dentro das suas esferas de competências, ou ainda os Órgãos Reguladores do seu mercado de atuação.
A imediata comunicação além de demonstrar toda a preocupação da sua Organização com a transparência e a ética, indica também a vontade de colaborar, o que poderá ser levado em consideração pelas autoridades no momento de definir a extensão da responsabilidade da empresa.
Apesar de algumas empresas preferirem ocultar os desvios de condutas dos colaboradores, sócios e parceiros de negócio com medo das consequências, notoriamente a tendência é que as organizações se preparem para ser cada vez mais transparentes, inclusive na revelação de fraudes, crimes e desvios de conduta.
Essa preocupação com a ética e a transparência demonstrará a todos os seus públicos que a sua empresa está alinhada com o combate a corrupção de toda ordem, assim como está disposta a corrigir eventuais falhas, e isso seguramente agregará valor, pois além de reduzir as perdas com as fraudes, ainda atrairá novos e bons negócios com pessoas e empresas alinhadas aos mesmos valores que os seus, o que culminará com o crescimento da sua empresa.
E é assim que a investigação interna pode te ajudar a crescer!