Em 2015 passei por mais uma transição na minha carreira. Já havia feito uma em 2010, da indústria para a advocacia , e cinco anos mais tarde foi preciso fazer outra, pois percebi que o mercado da advocacia privada estava para lá de saturado e para sobreviver era preciso me reinventar. Foi nesse momento que eu descobri o Compliance e decidi direcionar os meus esforços para esta área.

Muito embora essa transição tenha ocorrido há 6 anos (não faz tanto tempo assim) no início foi difícil buscar conhecimento no Compliance, eis que havia pouquíssima bibliografia sobre o tema, assim como o assunto não era tão difundido como é atualmente.

Então, tratei de buscar especialização e certificações na área antes de realmente oferecer os meus serviços no mercado, algo que só foi acontecer efetivamente  de fato em março de 2020, e…bem…todos nós sabemos o que aconteceu (e está acontecendo) de lá para cá. Enfrentamos a maior crise sanitária dos últimos 100 anos!

Pois bem, essa breve introdução serve para que você leitor perceba o quanto de tempo levou para que eu concluísse a transição da minha carreira de uma advocacia convencional para uma consultoria em compliance.

Neste período, além de buscar conhecimento técnico e acadêmico, foi preciso também criar e aprimorar os processos da minha empresa, desde a formalização do negócio até os procedimentos de gestão e operação dos serviços oferecidos. É verdade que para a elaboração dos processos foi despendido pouco mais de 12 (doze) meses, enquanto a parte de formação técnica levou quase 5 (cinco) anos, sendo que ainda estou em constante aperfeiçoamento.

Dito isso, nas minhas andanças venho percebendo algumas coisas. A primeira delas é que quase nenhuma empresa quer de livre e espontânea vontade, investir em compliance, uma vez que as que buscam implementação da ferramenta, são obrigadas basicamente por 3 (três) razões:

1 – Atuam em mercado regulado;

2 – Exigência legal para que possam fornecer para o Estado (Lei Anticorrupção e Licitações;

3 – Exigência de um cliente maior (normalmente multinacional ou empresa de grande porte).

Afora esses três casos, os empresários de maneira geral, não fazem nenhuma questão de investir em compliance, pois simplesmente não enxergam valor na ferramenta. Essa é a verdade que poucos consultores ousam dizer.

Fora isso, percebo também que muitas empresas, algumas que mantém contratos milionários com o Estado, não detém a mínima organização nos seus processos. Aliás, muitas sequer tem processos, operando praticamente no “modo amador”.

Ora, é impossível implementar um Sistema de Compliance, independente do tamanho da organização se os processos não estiverem devidamente desenhados, implementados e auditados. É inviável fazer uma análise de riscos de um processo quando este não existe, ou só existe na cabeça de quem o executa.

Por isso é importantíssimo o empresário entender que para dar certo, o Compliance precisa de duas coisas básicas que antecedem qualquer intenção de implementar o sistema:

1ª – Total apoio dos sócios e gestores. A organização tem que querer muito estar em compliance;

2º – Processos estabelecidos e formalizados de modo que se possa identificá-los, analisá-los, revisá-los e auditá-los.

Sem essa base, o compliance irá falhar e o recurso investido será perdido, pois o Sistema será ineficaz, não servindo ao seu propósito que é blindar a empresa contra práticas de corrupção e criar uma cultura de ética nos negócios.

Aliás, há muitos colegas que assim como eu, estão percebendo que em muito breve surgirá um novo nicho de atuação do consultor de compliance, qual seja, o conserto de programas de integridade feitos à “toque de caixa”.

A era do retrabalho está chegando! Infelizmente as poucas empresas que buscam implementar sistemas de integridade, o fazem querendo que o compliance se adapte ao seus processos (quando os tem), sendo que é justamente ao contrário, os processos devem se moldar ao compliance.

Assim, aquele investimento resistido para tornar a organização segura vai pelo ralo, pois “compliance de mentira”, “compliance de papel”e “compliance de faz de conta” não traz benefício algum, de modo que quando é percebido pelos órgãos reguladores, clientes e autoridades de persecução penal, o efeito é devastador, pois esses agentes passam a lançar um olhar reprovador sobre a empresa, ficando bem difícil resgatar a sua confiança.

Por fim, a dica que gratuitamente dou para aqueles que pretendem implementar o compliance no seu negócio, é que não o faça se não estiver minimamente organizados, com aprovisionamento de recursos, processos bem estruturados e principalmente comprometimento com a ferramenta, do contrário o dinheiro investido na ferramenta irá pelo ralo.