“Know your partner” (Conheça o seu parceiro)! Essa é uma premissa importantíssima para quem deseja manter um eficiente Programa de Compliance. Saber com quem se relaciona, seja fornecedores, parceiros de negócio e até mesmo o próprio cliente, é fundamental para manter a segurança e a continuidade do seu negócio. Afinal ninguém quer ter o nome da sua empresa relacionado práticas duvidosas de gestão ou escândalos de corrupção e desvios de conduta ética.
Já falamos aqui reiteradamente sobre o custo do Não Compliance, e os seus impactos, muitas vezes devastadores para o negócio principalmente em se tratando de multas, perda de mercado e danos reputacionais, este último, imensurável.
Dentro dos pilares que sustentam o Compliance está a Due Diligenceque nada mais é do que uma ferramenta de investigação prévia que possibilita averiguar informações sobre o seu parceiro de negócio, seja ele qual for, com o objetivo de mitigar e/ou reduzir riscos reputacionais e legais que podem impactar negativamente o seu negócio.
Na prática, em se tratando de contratação de fornecedor ou prestador de serviços, você deve saber previamente se essa empresa tem um histórico de passivo trabalhista recorrente, se é um bom pagador e cumpre a legislação fiscal e tributária, se não há problemas legais de aspectos criminais, cíveis e ambientais, se ela se apresenta de maneira positiva diante a sociedade que está inserida.
O objetivo de saber o histórico dos seus parceiros antes de fechar qualquer negócio, é evitar surpresas desagradáveis que poderão ser desastrosos para a sua empresa.
Imagine por exemplo que você contrate uma empresa de prestação de serviços de limpeza e conservação que irá realizar os respectivos serviços na sua empresa. Digamos que esta organização tem um histórico recorrente de reclamatórias trabalhistas de funcionários que além de acioná-la, também incluem os clientes nas demandas judiciais.
Veja que no cenário acima, a sua empresa corre um grande risco de ser acionada numa provável reclamatória trabalhista, juntamente com este fornecedor.
Lembre-se que o passivo trabalhista recorrente é sintoma claro de que a empresa não cumpre adequadamente a legislação.
Podemos também fazer uma análise da importância da Due Diligence, na ótica da relação com o seu cliente. Qual o tipo de cliente você gostaria de ter? E se você for um prestador de serviços de uma empresa que está sempre envolvida em esquemas de corrupção? Isso seria bom para a imagem da sua organização?
Na verdade vivemos em uma época em que ter clientes e manter contatos com fornecedores que oferecem um bom preço pelos seus serviços e produtos, é um luxo. O cenário econômico não é bom, e a tendência dos gestores e reduzir cada vez mais os custos da sua operação.
No entanto, não podemos nos afastar da ética empresarial e do que é certo. Principalmente porque a máxima de que o “barato sai caro” nunca foi tão presente, ainda mais em se tratando de reputação.
Por isso a importância de conhecer bem os parceiros de negócio, além da análise do aspecto financeiro, pois afinal de contas, todas as análises levam em conta a parte financeira, pois há casos em que não perder, é ganhar! É disso que também se trata o Compliace!
A Due Diligence oferece diversas ferramentas para conhecer melhor os seus parceiros. A mais comum é o formulário e check list de documentos exigidos antes da contratação. Você encaminha para o próprio fornecedor um rol de documentos necessários para checagem da idoneidade desta empresa. Por exemplo: certidões negativas fiscais, tributárias, criminais, cíveis, regulamentação na Junta Comercial e Conselho de Classe, se for o caso.
Vale também aquela investigação digital, acessar as redes sociais dos sócios e funcionários com cargos chaves para averiguar se a postura deles nas Redes Sociais convergem com os princípios éticos da sua empresa.
Fazer uma boa Due Diligence é essencial para que você desenvolva boas parcerias e assegure que a relação de negócios seja construída desde o início com bases sustentáveis. Conhecer os parceiros que circundam o seu empreendimento lhe renderá bons resultados. Lembre-se, evitar a perda também é um resultado positivo!