Todo o Programa de Compliance tem como base um Código de Conduta forte que deve refletir os valores e os credos da empresa.
Já escrevi aqui algumas vezes que de nada adianta escolher no Google um modelo de Código pronto e aplicá-lo, não dará certo uma vez que este documento deve ser customizado à realidade de cada organização.
Uma empresa jamais será igual fidedignamente à outra, pois mesmo que estejam sob o mesmo modelo de negócio, nicho e segmento de mercado, ainda assim a cultura e as pessoas desta organização serão, por óbvio, diferentes.
Assim, se você não quer começar o seu Programa de Compliance de maneira errada, não copie o Código de Conduta do seu concorrente.
No entanto é sempre válido lançar um olhar ao mercado para buscar benchmarks e, quando viável, se guiar pelas boas práticas já implementadas, adaptando-as ao seu negócio.
Para começar a escrever o seu próprio Código de Conduta, é fundamental que você conheça a fundo o seu negócio. Quais são os riscos inerentes, os processos, o mercado, os clientes, os parceiros e os colaboradores?
Nunca esqueça que este documento é elaborado para pessoas seguirem, e que a implementação ou mudança de cultura empresarial é algo muito desafiador, principalmente quando a empresa é familiar e está em transição de uma geração para outra.
Por isso é importante levar em consideração as boas práticas já existentes para incluí-las no Código e implementar novas condutas que você deseja que estejam alinhadas com os valores da organização.
Tendo isso em mente, você poderá seguir as 3 etapas para a elaboração do Código de Conduta da sua empresa. Escrevi sobre elas no artigo: https://rodrigoreisadvogados.com.br/como-escrever-o-codigo-de-conduta-da-sua-empresa/
Neste processo, o envolvimento da Alta Direção é fundamental para delinear os valores éticos da empresa, assim como definir quais as práticas e condutas devem ser seguidas por todos, começando pelos sócios, passando pelos colaboradores até os terceiros.
Antes mesmo de começar a escrever o Código, é essencial que se ouça todos os públicos para aferir a percepção de ética das pessoas e o que elas esperam da sua empresa neste quesito.
Algumas coisas jamais podem faltar no seu Código de Conduta e devem estar muito claras. São eles:
– Os valores da sua empresa;
– Políticas antidiscriminatórias;
– Políticas de consequências;
– Brinde e Presentes;
– Reporte de incorrências (Como e para quem reportar);
– Políticas de Segurança de Trabalho e Meio- Ambiente;
– Condutas de etiquetas e tratamento interpessoal;
O Código de Conduta é o novo cartão de visitas da sua empresa, e deve estar disponível e de fácil acesso à todos. É notório que cada vez mais as pessoas estão preferindo consumir serviços e produtos de organizações que estejam alinhadas com práticas transparentes, éticas, e que contribuam para uma sociedade mais justa e livre de corrupção.
A sua organização precisa ser mais um agente de transformação e caminhar para um futuro eticamente sustentável, se a Constituição é a lei maior que rege um país, o Código de Conduta deve ser o documento originário e condutor da sua empresa, onde todos os outros deverão estar alinhados.